quarta-feira, maio 7

Crianças da creche participam do plantio de hortaliças

Crianças da creche regando as mudas da horta

O programa CPRM Sustentável promoveu nesta segunda-feira (5/5) o plantio da horta da creche do escritório do Rio de Janeiro. As crianças da creche foram acompanhadas das professoras para o canteiro de hortaliças onde o jardineiro, Robson Alves, mostrou aos pequenos como fazer para plantar mudas de tomate cereja e pimenta. A atividade faz parte do projeto de compostagem de lixo e horto orgânico e começou a funcionar em dezembro do ano passado quando foi feito o primeiro plantio pelas crianças.

Professora da creche mostrando como
 fazer para plantar a muda
Robson conta que algumas crianças, a princípio, ficaram com receio de colocar as mãos na terra. “Elas ficaram com medo por causa das minhocas, mas na hora de regar as mudinhas todos se empolgaram e participaram, foi muito legal fazer essa atividade com as crianças.” A ideia do projeto é ensinar as crianças da creche, a importância da natureza, como cuidar, plantar, colher, reaproveitar os lixos orgânicos e fazer com que elas levem isso para a vida.

O projeto incentiva as crianças a participarem de todas as etapas do plantio, desde a compostagem - processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como folhas e restos de comida, em um material que é utilizado como adubo -, até o plantio e colheita da horta.  A ideia é fazer com que elas coloquem em prática o que estão aprendendo. Ao colocar a mão na massa a curiosidade fica aguçada, elas interagem umas com as outras e se divertem, tornando o aprendizado mais atrativo e eficaz.