sábado, fevereiro 8

Você sabe o que é um mapa geológico?



Os mapas geológicos são projeções horizontais em escalas variadas dos processos de evolução da crosta terrestre. Neles estão basicamente representadas a distribuição no terreno das rochas resultantes do processo evolutivo, a caracterização de suas estruturas e idades de formação.

Os mapas geológicos reproduzem as observações dos geólogos em trabalhos de campo. Eles utilizam equipamentos de localização (GPS- sistema global de posicionamento) e de orientação (bússolas e teodolitos), suporte de fotografias aéreas, imagens de satélite, mapas de topográficos, análises químicas e microscópicas de rochas.

Dependendo da escala e da orientação temática, os mapas geológicos permitem visualizar desde tipos individuais até grandes conjuntos de rochas, com suas vocações minerais e possibilidades de aproveitamento econômico. Esses mapas permitem que os profissionais de geociências selecionem áreas preferenciais para pesquisa mineral; façam planejamento do uso e ocupação adequados do solo para atividades agrícolas e industriais; recomendem áreas para assentamento urbano, indiquem áreas de preservação ambiental, dentre outras aplicações condicionadas á disponibilidade de água, conformação topográfica dos terrenos e tipologia dos solos existentes.


A elaboração dos mapas geológicos pode ser comparada á montagem de um quebra-cabeça, cujas peças são representadas por rochas, suas idades de formação, estruturas tectônicas, ambientes de sedimentação, magmatismo, processos de deformação e metamorfismo. O encaixe dessas peças permite que o geólogo entenda a dinâmica de formação da crosta terrestre, além de situar o homem como parte integrante e agente de modificação dessa dinâmica.