quinta-feira, março 20

Reunião debate execução da etapa inicial do projeto integração de dados do Quadrilátero Ferrífero

Márcio Silva destaca a importância do projeto para o 
aprofundamento do conhecimento no Quadrilátero
 Ferrífero

Para avaliar a execução dos trabalhos da etapa inicial do projeto “Integração de Dados do Quadrilátero Ferrífero – MG”, técnicos da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH) reuniram-se, nos dias 17 e 18 de março, com o assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Marco Túlio de Carvalho.


O encontro foi organizado pelo Gerente de Geologia e Recursos Minerais da Sureg-BH, geólogo Marcio Antônio da Silva, que abriu as atividades destacando a importância do projeto para o aprofundamento do conhecimento desta que é uma das regiões mais importantes da mineração mundial.

Joana Magalhães falou da estrutura geológica do 
Quadrilátero Ferrífero e o desenvolvimento 
do banco de dados
Márcio Silva explicou que o objetivo do encontro é balizar o andamento dos trabalhos das equipes envolvidas e planejar a próxima etapa de execução.

Após a abertura dos trabalhos, foi apresentado o estado atual de integração dos mapas geológico/estrutural e a consistência dos bancos de dados de recursos minerais e tratamento dos dados de geofísica e geoquímica.

A primeira apresentação foi feita pela geóloga Joana Magalhães, que abordou a estrutura geológica do Quadrilátero Ferrífero e o desenvolvimento do banco de dados de geologia, destacando a área do projeto, os objetivos e lineamentos de relevo e drenagem.

Raianny Ferreira e Joanna Araújo apresentaram um
 panorama da  atividade minerária do 
Quadrilátero Ferrífero
Em seguida, as geólogas Raianny Ferreira e Joanna Araújo apresentaram os trabalhos sobre recursos minerais, mostrando um panorama da atividade minerária do Quadrilátero, enfatizando os depósitos de ferro e ouro e sua associação com as unidades estratigráficas.

No segundo dia de reunião, o geofísico Marco Antônio Couto Júnior discorreu sobre o trabalho executado na integração de dados geofísicos, relacionando os mapeamentos aerogeofísicos da região e o banco de dados geológico e de recursos minerais da CPRM – o Geobank, por meio de aquisição e filtragem dos dados.

Marco Antônio Júnior abordou o trabalho executado na 
integração de dados de ouro e ferro relacionado
 à geofísica
Finalizando os trabalhos, o geoquímico Eduardo Marques falou do reprocessamento de dados geoquímicos do Quadrilátero Ferrífero e seu entorno. Marques destacou o cruzamento de concentrações de ouro e metais base com as minas conhecidas, extrapolando para áreas onde não há informações aprofundadas, visando ampliar as áreas potenciais para novos jazimentos auríferos.


A reunião contou com a coordenação geral de Marco Túlio de Carvalho, e foi organizada pelo geólogo Márcio Antônio da Silva. Supervisionam a execução dos trabalhos os geólogos Claiton Pinto e Orivaldo Baltazar e o geofísico Antoninho Borges, todos da Sureg-BH.

Eduardo Marques abordou o reprocessamento de dados 
geoquímicos do Quadrilátero Ferrífero e seu entorno