sexta-feira, março 14

CPRM recebe Agência Japonesa de Cooperação Internacional para firmar parceria

Reunião da CPRM com a JICA no escritório
 do Rio de Janeiro

O serviço Geológico do Brasil e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) estão caminhando para firmar um acordo de cooperação. Em reunião realizada no Rio de Janeiro, no dia 12/03, o diretor de Recursos Hídricos e Gestão Territorial da CPRM, Thales Sampaio, acompanhado pelo assessor Helion França, Maria Glícia, chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais (ASSUNI), a técnica da ASSUNI Fatima Maria do Nascimento, Carolina Dias da ASSUNI e Jorge Pimentel, coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial (DEGET), discutiram com os representantes da JICA alguns itens do acordo.


A pedido do Governo japonês a CPRM deverá redigir um manifesto de vontade de participar do projeto, que tratará principalmente sobre mapeamento de áreas de risco, e destinar o documento à Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O projeto também contará com a presença do Cenad que junto com a CPRM terão que discutir a divisão de atribuições.

Thales Sampaio falou sobre a expectativa da CPRM ao participar do projeto. O diretor espera entender como funciona a estrutura no Japão, como é a organização, a metodologia usada no trabalho, o tipo de tecnologia que os japoneses usam para identificar e realizar o mapeamento de áreas com risco de deslizamentos de massas. Thales Sampaio chamou atenção para o fato de que o conhecimento adquirido pelos técnicos se tornará um importante patrimônio do Serviço Geológico do Brasil, uma vez que o aprendizado deverá ser passado de um técnico para o outro.

Toshiya Takeshi, chefe da equipe japonesa no Projeto Gides, comentou sobre o curso de treinamento de geologia de engenharia e risco geológico que a CPRM realizou em Nova Friburgo. Takeshi elogiou o planejamento de educação dos funcionários e disse que ficou impressionado e admirado com a CPRM.


Novos encontros ainda acontecerão. Ficou marcado um workshop com a CPRM e a Cemad para o mês de abril. O workshop deverá ocorrer em Brasília e contará com a presença de consultores japoneses que estão no Brasil fazendo um estudo sobre a gestão de risco no Brasil. Eles serão responsáveis por coordenar uma mesa de debate no workshop.