quinta-feira, fevereiro 6

Segunda edição do Seminário Bousai discute ações de prevenção de desastres naturais

Nesta sexta-feira (7/2), o Ministério das Cidades por meio da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos realiza o II Seminário Bousai que objetiva apresentar experiências japonesas na gestão de riscos, uma das ações decorrentes do acordo de cooperação técnica com o governo japonês, por meio da JICA. Os geólogos Jorge Pimentel e Maria Emília Brenny representam o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no evento. 


Nesse grande projeto de cooperação entre Brasil e Japão, as ações voltadas ao Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais têm o objetivo de aprimorar a Polí­tica Nacional de Proteção e Defesa Civil, instituí­da pela Lei 12.608, de 2012 e tratarão o tema de desastres naturais de forma integral.

Dentre os palestrantes, vale ressaltar a presença do especialista Kenichi Handa que apresentará o histórico de como o Japão atuou para conseguir predizer a ocorrência de desastres de sedimentos, de qual maneira é feito o tratamento dos dados de desastres e de chuvas; e o raciocí­nio básico aplicado às informações de alerta de desastres de sedimentos.

Os participantes poderão contar também com a palestra do especialista Nobutomo Osanai que explicará a tipologia dos fenômenos relacionados aos desastres de sedimentos, que ocorrem por grandes chuvas ou terremotos e acabam por provocar imensos danos nas comunidades. E por fim haverá também uma palestra com o especialista Kenji Miwa que falará sobre o planejamento urbano com o foco nas leis que regulamentam a criação de conjuntos habitacionais.


Tendo em vista o número limitado de vagas, maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: (61) 2108-1956

Informações Ministério das Cidades