sexta-feira, fevereiro 7

Primeira semana do curso de capacitação da DGM

Certificado de participação no curso

A primeira semana do programa de capacitação promovido pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) teve fim nesta sexta-feira (07/02), o curso terá duração de 14 meses. O professor Dr. Sharad Master, da Universidade de Witwatersrand – RSA, foi o responsável por passar o conteúdo abordado esta semana.

Os temas da semana foram: “Origins and Early Earth Hystory” “Archaean Metallogeny” “The Proterozoic Eon: Palaeoproterozoic and Mesoproterozoic Eras” “The Neoproterozoic Era” e “Phanerozoic evolution of Africa-supercontinent breakup and rifting”. Ao fim da semana todos os participantes receberam um certificado e para quem não pôde acompanhar as aulas os vídeos estão disponíveis no site da CPRM e em breve serão disponibilizados com legendas.
Professor Dr. Sharad Master respondendo
 uma questão dos alunos

O geólogo Vadim Harlamov participou do curso e achou as aulas muito proveitosas, “foi um bombardeio de informações, mas a maneira como foi abordado, de forma multidisciplinar, foi muito interessante, aprendi muito e estou empolgado para os próximos.” Afirmou Vadim.


O próximo curso acontecerá em março e será ministrado pelo professor Dr. Sérgio Valente da Universidade Rural do Rio de Janeiro. O tema abordado será a composição mineral, texturas e estruturas das rochas magmáticas e seus processos geradores, à luz de princípios básicos de termodinâmica.