quarta-feira, outubro 23

"Nunca é tarde demais para iniciar novos hábitos", diz nutricionista

“A obesidade representa o quinto fator de
risco de morte em nível mundial”, explica a nutricionista

Esta foi a recomendação da nutricionista Rosângela Naiá após apresentação sobre a obesidade, no escritório do Rio de Janeiro (ERJ). A palestra faz parte das atividades que estão sendo desenvolvidas pelo programa CPRM Sustentável em parceria com o Centro de Saúde Ocupacional durante a campanha do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado no dia 11 de outubro. Ainda nesta quinta-feira (24/10), o Cine CPRM Sustentável exibirá o longa metragem “Muito além do peso”, na Casa Brazil (ERJ).

De acordo com a nutricionista, a obesidade é um dos maiores problemas da saúde pública no Brasil e em outros países no mundo. A doença representa o quinto fator de risco de morte em nível mundial, matando, em média, 2,8 milhões de adultos anualmente. Naiá explica que a obesidade é causada pelo consumo superior de calorias ao gasto de energia diário. “As calorias excedentes aumentam o acúmulo e o armazenamento das células gordurosas, que causam a obesidade”. 

A palestrante explicou ainda que é possível combater a obesidade e, para isso, não é necessário deixar de comer todos os alimentos, mas mudar os hábitos alimentares e o estilo de vida. “A dupla dinâmica – alimentação saudável e a prática de atividades físicas regulares – é essencial para se obter resultado no combate à doença”. Segundo ela, a reeducação alimentar traz o emagrecimento e, além disso, o bem-estar; bom humor; aumento da autoestima; disposição e desempenho físico.

Os empregados que desejam tirar dúvidas sobre o tema, podem entrar em contato com a nutricionista enviando suas perguntas para o e-mail: rosangela.naia@cprm.gov.br. Além disso, a apresentação está disponível no blog da CPRM. Confira, clicando aqui.


A nutricionista do CRN apresentou práticas
de uma alimentação saudável
Salvador participa da campanha – A Superintendência Regional de Salvador também participou do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. O assunto foi discutido pela Nutricionista do Conselho Regional de Nutrição da Bahia e Sergipe (CRN/BH/SE) Lindanor Santana Neta. Ela explicou as causas da obesidade, e apresentou práticas para uma alimentação saudável.