quinta-feira, outubro 17

Em parceria com a CPRM, Receita Federal inicia Programa de Sustentabilidade

A comissão de sustentabilidade da CPRM
e os participantes da RFB

Em parceria com a CPRM, a Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto do Rio de Janeiro (RFB) realizou, na terça-feira, (15/10) workshop sobre sustentabilidade. O evento dá início ao Programa de Sustentabilidade da RFB que tem o intuito de disseminar o conhecimento sobre a sustentabilidade e conscientizar seus servidores para a preservação do meio ambiente. Os participantes do workshop discutiram ideias e ações para serem executadas em curto, médio e longo prazo.

Durante o evento, a coordenadora da Comissão de Sustentabilidade da CPRM, Isabel Tombini fez a apresentação institucional e explicou a importante atuação da empresa no desenvolvimento do país. Ela citou os principais projetos e destacou que a sustentabilidade faz parte da missão da empresa. “Temos o objetivo de gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico aplicado no desenvolvimento sustentável do Brasil”, disse. Tombini contou que, hoje, o programa de sustentabilidade coloca em prática as ações discutidas no workshop realizado na CPRM.

O ‘brainstorm’ é uma discussão de ideias e ações
Os participantes foram divididos em grupos de trabalhos e compartilharam ideias relacionadas à sustentabilidade ecológica, econômica e social. O encontro foi acompanho com um buffet orgânico, feito com aproveitamento integral dos alimentos, produzido por mulheres da Vila do João, no Complexo da Maré (RJ). Um dos objetivos dessa alimentação é reduzir o desperdício e o lixo produzido, enriquecer mais as refeições e reduzir o volume de compras, pensando na economia doméstica.

A assessora de comunicação da RFB, Patrícia Aragão, explicou que a parceria com a CPRM foi fundamental para que o projeto, no Rio de Janeiro, saísse do papel e se tornasse realidade. “Quando eu vi o trabalho da comissão da CPRM através da Isabel Tombini, percebi que, com esse apoio e parceria, poderíamos dar início ao projeto aqui na Receita Federal, com a nossa própria equipe. As nossas empresas vivem uma realidade parecida, pois as duas instituições estão preocupadas com questões ambientais”, avalia.

O programa CPRM Sustentável faz parte da Diretoria de Administração e Finanças (DAF). Além da coordenadora, a comissão é composta pela técnica em geociências, Ana Paula Petito; pelo assistente do Departamento de Recursos Humanos (Derhu), Antonio Carlos Carvalho e pelo engenheiro de segurança do trabalho, Vinícius Pontes. 


No final do workshop, as ideias foram
exibidas em um mural