segunda-feira, julho 29

Pesquisadora da CPRM é aprovada com louvor em defesa de doutorado na USP

Patrícia Duringer Jacques durante apresentação da tese
A pesquisadora em geociências Patrícia Duringer Jacques, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), defendeu, na última quinta-feira (25/7), tese de doutorado no Instituto de Geociências, na Universidade de São Paulo (USP), com o tema: “Tectônica Transcorrente Mesozóica-Cenozóica na Borda Leste da Bacia do Paraná, Estado de Santa Catarina”.

Banca examinadora - Rômulo Machado, Oswaldo Junior,
Eduardo Salamuni, Mônica Perrota
A tese foi aprovada recebendo a menção de louvor pela banca examinadora composta pelos professores-doutores: Rômulo Machado (Orientador), Oswaldo Siga Junior (GMG/IGc/USP), Eduardo Salamuni (UFPR) e Richard John Heck (UG-Canadá), esse participou através de contato via videoconferência. Além da pesquisadora da CPRM, Mônica PazziniPerrota.

O estudo tratou de estruturas rupteis (análise cinemática de falhas) em uma área de aproximadamente 13.000 km2 no Estado de Santa Catarina. Abrange rochas do Precambriano (Escudo Catarinense), Permo-carboníferas (rochas sedimentares da Bacia do Paraná), Mesozóicas (Rochas vulcânicas da Bacia do Paraná) e alcalinas do Domo de Lages. Um dos objetivos do estudo foi descrever os sistemas de falhas caracterizados nesses compartimentos geológicos estudados.

As pesquisas foram executadas através da aplicação de diversas técnicas e metodologias com dados de escala regional (obtidos por imagens de satélite e de geofísica), na escala de afloramento (estudos de geologia estrutural de campo) e de micro escala (análise de microtomografia computadorizada). Os resultados foram organizados e analisados, através da utilização de técnicas de geoprocessamento visando à sistematização e integração de dados geológicos e geofísicos disponíveis e levantados durante a tese.

Patrícia diz se sentir extremamente feliz com a aprovação, principalmente por ter sido aprovada com louvor. E destaca o fato de poder compartilhar esse momento com as pessoas que colaboraram com o seu sucesso, entre eles, os colegas da CPRM.
Richard Heck (UG-Canadá) participou da banca
 via conferência


A pesquisadora destaca ainda a importância de se ter doutores no quadro de pesquisadores da CPRM. “Para o Serviço Geológico do Brasil ter doutores em seu quadro de pesquisadores, é como possuir uma reserva mineral de inestimável valor. O conhecimento quando transformado em ações torna-se sabedoria”.