sexta-feira, julho 5

CPRM participa de Workshop e Reunião Anual do Clim-Amazon

Edgar Shinzato, Cassio Roberto e Valter Marques 
durante evento

Representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participaram, na última quinta-feira (04/7), do 2º Workshop e 1ª Reunião Anual do Clim-Amazon, em Brasília. Estiveram presentes no evento o chefe do Departamento de Gestão Territorial da CPRM, Cássio Roberto da Silva, o chefe da Divisão de Gestão Territorial da Amazônia, Valter Marques, o engenheiro agrônomo Edgar Shinzato e os engenheiros André Santos, da Superintendência de Manaus e Victor Paca, da Superintendência de Belém. Participaram ainda, pelo Departamento de Hidrologia (DEHID), o chefe da Divisão de Hidrologia Aplicada, Achiles Monteiro, e o engenheiro, Daniel Medeiros Modeiros.

As atividades foram realizadas no Laboratório de Geocronologia do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília e contou com apoio de sete colaboradores Europeus: Institut de Recherche pour le Développement (IRD, França), a Universidade Amsterdam (Holanda), Royal Netherlands Institute for Sea Research – NIOZ (Holanda), Jacobs University Bremen (Alemanha), Imperial College London (Reino Unido), Deautsches Geo Forschungs Zentrum Institut (Alemanha).

Valter Marques durante apresentação

Valter Marques apresentou durante o Workshop informações sobre os trabalhos que a CPRM vem executando na Amazônia, nas áreas de geologia básica, geoquímica, geofísica, levantamentos geoquímicos, controle de cheias, mapas de geodiversidade, entre outros. “O objetivo é dar uma noção geral do são esses trabalhos que a CPRM vem executando, para que possam tirar conclusões sobre possíveis usos dessas informações e quanto a eventuais projetos para trabalho em conjunto.”, disse Marques.


Valter Marques acredita que a CPRM só tem a ganhar com eventos como este pela possibilidade de se conhecer novas aplicações cientificas e novos tipos de estudos com geoquímica isotópica, que é um dos fortes do Clim-Amazon, além da possibilidade de incorporar estes estudos aos projetos da CPRM de maneira que ela possa oferecer à sociedade uma melhor qualidade e com a melhor tecnologia existente. “Acreditamos que trabalhar em conjunto com outras instituições é uma questão fundamental”, complementou.


Público assistindo ao Workshop
O projeto CLIM-AMAZON é uma iniciativa científica conjunta Brasil-Europa com financiamento da UE (União Europeia) através do FP7 (Sétimo Programa-Quadro para a Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico). Esta cooperação visa promover intercâmbios entre cientistas brasileiros e europeus na área de geociências e estudos ambientais, por meio de encontros científicos, visitas de pesquisadores europeus experientes ao Brasil, chamadas para doutorandos e pós-doutorandos para universidades europeias que se proponham a desenvolver pesquisas com novas abordagens na região amazônica.