quinta-feira, março 7

Municípios do Rio de Janeiro ganham mapas de suscetibilidade

Geólogos durante trabalho de campo

Os municípios de Cachoeiras de Macacu e Guapimirim foram os primeiros a receber o mapeamento de suscetibilidade a deslizamentos e enchentes. Na semana passada, os geólogos, geógrafos e hidrólogos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) terminaram a etapa de campo para a confecção das primeiras cartas. O estudo vai indicar e classificar áreas próprias e impróprias para a ocupação. Até o final de 2013, serão elaborados 100 mapas: sendo 19 no Rio de Janeiro, 14 no Espirito Santo, 40 em São Paulo e 27 em Santa Catarina. O objetivo é mapear 286 municípios até 2014.


A coordenadora do projeto, Sandra Fernandes da Silva, explica o uso do mapa com uma analogia ao corpo humano. “Uma pessoa que tem uma baixa imunidade física possui uma suscetibilidade a pegar maiores doenças, seguindo esse conceito, vamos indicar os terrenos suscetíveis a diversos tipos de problemas em diferentes níveis, propiciando, um diagnostico para o planejamento adequado à expansão urbana”, disse.

Durante a etapa de campo, os técnicos visitaram diversas áreas do município, utilizando como base mapa de padrões de relevo, elaborados a partir dos modelos digitais do terreno (MDT). Para a classificação das áreas,  os pesquisadores também utilizaram  modernos equipamentos  com tecnologia de ponta, entre eles,  GPS para marcar a latitude e a longitude, fitas de medição para mostrar índices de deslizamentos de terra, e o distanciômetro,  que ajuda a medir a inclinação e a distância através de laser em terrenos elevados, além de câmeras que registram as imagens que serão usadas na elaboração dos mapas.

Reunião avalia os dados coletados
Para o engenheiro da Defesa Civil de Cachoeiras de Macacu, Joel Teixeira Mourão, o trabalho da CPRM será essencial para prevenir a ocupação irregular e desordenada de áreas de risco da cidade. “Os mapas serão de grande ajuda e incentivo para a defesa civil e a prefeitura da cidade”, disse. Os mapas, depois de concluídos ficam a disposição da sociedade na Internet, no banco de dados online da CPRM, o GEOBANK, em diversos formatos disponíveis para download. O estudo será também encaminhado aos gestores municipais, defesa civil e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O trabalho da CPRM está inserido nas ações do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, lançado pela presidenta Dilma Rousseff, no ano passado. As ações do plano estão divididas em quatro eixos temáticos - prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres - sendo  coordenado  pela Casa Civil da Presidência da República.