segunda-feira, fevereiro 18

CPRM realiza Curso de Riscos Geológicos e Hidrológicos na Amazônia


A Diretoria de Gestão Territorial (DHT/CPRM) e a Defesa Civil do Estado do Pará, com apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) realizarão um Curso de Riscos Geológicos e Hidrológicos na Amazônia. O curso ocorrerá no período de 25/02 a 01/03, no Auditório Central do IFPA, em Santarém. São convidados os agentes das Defesas Civis Municipais do baixo Amazonas e profissionais de instituições de ensino e pesquisa com atuação na área de riscos geológicos e/ou hidrológicos.

O objetivo do curso é transmitir conceitos, critérios e metodologias relacionados ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenções, visando à prevenção de desastres naturais ou induzidos, principalmente movimentos de massa e inundações. Será dividido em dois módulos, o primeiro, teórico e o segundo, prático.

Ministrará o curso, Jorge Pimentel, pesquisador em Geociências da CPRM - RJ, Breno Beltrão, pesquisador em Geociências da CPRM – PE, Bruno Elldorf, pesquisador em Geociências da CPRM - PE, José da Silva Amaral Santos, pesquisador em Geociências  da CPRM – BA,  David Franco Lopes, engenheiro Hidrólogo da CPRM – PA, Victor Hugo da Motta Paca, engenheiro Hidrólogo da CPRM – PA, Dianne Danielle Fonseca, pesquisadora em Geociências da CPRM- PA e Iris Celeste Bandeira, pesquisadora em Geociências da CPRM – PA.