terça-feira, janeiro 1

Semana do Geólogo


A Geologia Marinha é uma área de trabalho relativamente nova. Esse ramo da Geologia estuda as variações do nível do mar e o relevo do assoalho oceânico. O CECO (Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é o mais avançado centro de pesquisa nesta área, em toda a América Latina, com nível de mestrado e doutorado.


A sondagem não é um ramo da Geologia mas é um método de pesquisa que exige conhecimento bem especializado. Ela compreende a perfuração de poços com diâmetros entre 2,5 e 75 cm, e profundidade de até 1.000 m - ou bem mais do que isso, se for para petróleo - para coleta de amostras do subsolo ou para a produção de água, petróleo ou gás.

Uma área de trabalho relativamente recente e muito ampla que se abriu para os geólogos é a Geologia Ambiental, responsável pela coleta e análise de dados geológicos visando a evitar ou solucionar problemas oriundos intervenção humana no ambiente natural. Trabalhando com técnicos de outras profissões, os geólogos atuam na prevenção de enchentes, escorregamentos de terra e erosão; na escolha de locais para instalação de depósitos de lixo, cemitérios, aeroportos, núcleos residenciais, fábricas, etc.; na detecção e delimitação de áreas poluídas no subsolo; na delimitação de áreas de preservação ambiental, como parques, nichos ecológicos, florestas, nascentes de rios, locais de interesse arqueológico, etc.; na delimitação também de áreas impróprias para a construção, como encostas de alta declividade e áreas de solo instável; no planejamento da expansão urbana; na solução de conflitos causados pela mineração em áreas urbanas (pedreiras, por exemplo); na elaboração de planos diretores municipais; na recuperação de áreas degradadas pela mineração;  etc.

Um dos sub-ramos da Geologia Ambiental é a Geologia Urbana, que trata dos impactos, geralmente caóticos, gerados sobre o ambiente, quando o crescimento descontrolado das cidades ocasiona catástrofes que afetam diretamente a qualidade de vida da população. Atualmente o geólogo ambiental tem trabalhado bastante na elaboração de Rimas (Relatórios de Impacto Ambiental ), exigidos antes da execução de grandes obras. A Geologia Ambiental é, portanto, um vasto campo de atuação profissional, inclusive para profissionais autônomos.
Dentro da pesquisa mineral, a pesquisa do petróleo é uma área muito especializada, que exige intenso treinamento. É atendida principalmente pela Petrobrás e, ao contrário da Geologia Ambiental, oferece oportunidades em relativamente poucas regiões do país.

A Paleontologia trata da vida pré-histórica, estudando os fósseis animais e vegetais. Eles são importantes indicadores das condições de vida existentes no passado geológico, preservados por meios naturais na crosta terrestre. Alguns, como os foraminíferos, são importantes na pesquisa do petróleo. Geólogos que preferem ficar na cidade podem trabalhar em laboratórios, descrevendo amostras de rocha ao microscópio; ministrando aulas em universidades; fazendo estudos de Economia Mineral; etc.

Na pesquisa universitária, há geólogos que se especializam em Petrologia (estudo da origem, estrutura, ocorrência e história das rochas, bem como das mudanças que nelas ocorrem); Mineralogia (estudo dos minerais, suas propriedades químicas e físicas, usos e modo de ocorrência); Cristalografia (estudo das formas externas e da estrutura interna dos cristais naturais ou sintéticos); Sedimentologia (estudo dos depósitos sedimentares e das suas origens, das feições apresentadas pelas rochas que podem indicar os ambientes que existiam no local no passado para assim entender os ambientes atuais); Geomorfologia (trabalha com a evolução das feições observadas na superfície da Terra, identificando seus principais agentes formadores e caracterizando a ação de agentes como o vento, gelo, água e geleiras, que afetam bastante o relevo terrestre); Geologia Estrutural (estudo das deformações das rochas, comparando e classificando as formas obtidas. Geólogos estruturais são capacitados para localizar armadilhas estruturais passíveis de conter petróleo.

A crescente participação da Informática nos trabalhos de Geologia tem exigido a presença dos geólogos também no setor de geoprocessamento, que inclui tanto trabalho com dados estatísticos como o tratamento de imagens de satélite.


Após um bom tempo de experiência profissional, é normal que alguns geólogos assumam cargos de chefia na empresa ou órgão em que trabalham e passem a exercer suas atividades apenas em escritório, ou com idas ao campo somente para visitar as áreas de atuação das equipes que gerenciam.