quarta-feira, novembro 14

Serviço Geológico debate ações voltadas para a prevenção de riscos naturais em evento internacional


Pimentel durante a seção ‘Crescimento Urbano
sem Riscos de Deslizamentos’
Participando de duas seções no Understanding Risk Brasil 2012 (URBR - Entendendo o Risco) realizado em Belo Horizonte, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), debateu, ontem, 13/11, os temas “Crescimento Urbano sem Riscos de Deslizamentos” e Avaliando Riscos de Desastres por Movimentos de Massa.

Na primeira seção, mediada pelo diretor da DHT/CPRM, Thales Sampaio, o coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial da CPRM, Jorge Pimentel, defendeu a profissionalização das defesas civis e das equipes municipais, como forma de evitar a desarticulação dos órgãos e sistemas que trabalham na prevenção e atendimento às regiões suscetíveis a riscos de desastres naturais em cidades brasileiras. Além da profissionalização, Pimentel lembrou que é importante desenvolver, junto às populações em áreas de risco, uma cultura de prevenção e de assimilar os conhecimentos sobre as áreas onde residem para que possam agir corretamente em situações de risco.

Pimentel alertou para que todo o conhecimento produzido, voltado para identificar as áreas de risco no país, deve chegar principalmente aos técnicos municipais, para que possam identificar estas áreas e saber o que fazer diante da ocupação urbana. “Levar as informações (como mapas de risco, os mapas geotécnicos, entre outras) para os técnicos e voluntários nos municípios será o grande avanço na prevenção”, disse Pimentel. Segundo ele, a CPRM está desenvolvendo um sistema que será disseminado para todos os municípios e órgãos que atuam na prevenção em áreas de risco no país.


Thales Sampaio debate o planejamento da gestão
 de riscos de deslizamentos
Já na seção que discutiu a avaliação de riscos de desastres por movimentos de massa, o diretor Thales Sampaio levou aos participantes subsídios para o planejamento da gestão de riscos de deslizamentos.

Sampaio fez um demonstrativo das ações do governo federal para enfrentar os problemas dos eventos de desastres naturais e da prevenção a tragédias em áreas de risco em ocupações urbanas. O governo trabalha com a setorização do risco, ações emergenciais, identificação do passivo baseado em risco alto e muito alto gerado pela ocupação urbana de áreas inadequadas em encostas e baixadas inundáveis.

Segundo ele, em 2012 o governo, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, vem atuando em 286 municípios, tendo como meta chegar a 821 municípios até 2014. Entre as metas estão a execução de mapas de suscetibilidade a movimentos de massa e inundações, mapas voltados para subsidiar o planejamento urbano em escala 1:25.000, entre outras ações. Além disso, o governo está capacitando técnicos municipais na gestão de riscos geológicos e implantando o Sistema de Cadastros de Deslizamentos e Inundações (SCDI).

Durante a sua palestra, Thales Sampaio destacou as ações desenvolvidas pela CPRM que contribuem para a prevenção e mitigação dos efeitos gerados por eventos naturais e/ou provocados pela ocupação urbana.

O Understanding Risk Brasil é uma realização da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional e do Banco Mundial.