terça-feira, novembro 27

Saiba mais sobre a Água-Marinha


Á água-marinha é uma variedade do mineral chamado berilo e tem esse nome por sua cor, azul ou esverdeada, em tons claros, semelhante à cor do mar. Seus cristais são prismáticos, de base hexagonal, e chegam a atingir mais de 100 kg. É considerada a pedra preciosa mais típica do Brasil e aqui se encontrou a maior água-marinha conhecida. Ela foi encontrada em Marambaia (MG) e pesava 111 kg, medindo 45 cm de altura por 38 cm de largura.


Outras águas-marinhas famosas são a Lúcia, a Marta Rocha e a Cachacinha, todas brasileiras. Esta última tinha 65 kg. Minas Gerias produz as águas-marinhas mais valiosas do mundo, mas esta gema é produzida também no Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Paraíba.


Não existe água-marinha sintética, mas muitas vezes se vende topázio natural e espinélio sintético azuis como se fossem água-marinha. Mais de 90% das gemas encontradas no comércio internacional devem sua cor azul ao aquecimento a que foram submetidas berilos amarelos ou verdes e a cor obtida desse modo não pode ser distinguida do azul natural. Além disso, as gemas de cor fraca são aquecidas a 400-500°C para ficarem mais escuras. As águas-marinhas mais valiosas são as azuis e quanto mais escuras, maior o valor. Os preços vão de US$ 1 a US$ 750 por quilate (um quilate = 200 mg), para gemas lapidadas de 0,50 a 50 quilates