sábado, setembro 15

CPRM participa de debate sobre a nova lei de política de Defesa Civil


Presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro,
Francis Bogossian abre o evento
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) marcou presença em mais um importante evento para a geologia do Brasil. Nesta quarta-feira (12/9), representando a instituição, o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Thales Sampaio, participou de debate durante discussão sobre a nova lei de Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que entrou em vigor em abril.


Relator do Projeto, o deputado federal Glauber Braga, explicou pontos importantes da lei como a criação do cadastro nacional dos municípios, concessão de licença ou alvará de construção em áreas de risco, inclusão na grade escolar de aulas sobre proteção civil, elaboração de carta geotécnica e programas habitacionais para comunidades em áreas de risco. “É um avanço substancial garantir a política de prevenção”, disse o parlamentar.

Deputado Federal, Glauber Braga discursando
sobre a nova Lei
Também foram detalhadas as responsabilidades dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal), na execução da lei. O diretor Thales Sampaio apresentou as ações da CPRM que estão inseridas no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, lançado em agosto, pela presidenta Dilma Rousseff.   Segundo o diretor o plano atura em quatro dimensões essenciais: prevenção, mapeamento, monitoramento e resposta.

“No mapeamento temos duas ações: identificar o risco alto e muito alto e criar mapas de suscetibilidades, em lugares considerados críticos”, explicou Sampaio. O diretor destacou ainda a importância de cartas geotécnicas e mapas de suscetibilidade como instrumentos de planejamento. “São absolutamente necessárias”, disse.

Diretor Thales, em nome do Serviço Geológico do Brasil
Promovido pela a Sociedade Brasileira de Geologia no Rio de Janeiro (SBG-RJ), com apoio do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), o evento teve apresentações de autoridades, discussões sobre o papel do geólogo e do geotécnico no atendimento das demandas especificadas na lei.

Clique aqui para ver a lei na integra